top of page

COMO SURGIU A IDEIA DAS CASAS?

 

 

Essa visão surge após ter chegado ao nosso conhecimento uma estratégia desenvolvida por irmãos em Cristo que pastoreiam igrejas bem sucedidas em nosso país e que também vinham observando uma tendência à acomodação em suas congregações, apesar do crescimento. 

A primeira igreja que tivemos notícia foi a Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, cujo processo foi denominado “Casas de paz”, baseada em Lucas 10, onde Jesus chama setenta discípulos, todos inexperientes na fé (novos convertidos, com certeza) e os envia a diversas cidades e aldeias, de dois em dois, com uma missão: encontrar pessoas que estivessem abertas para receber a presença do Senhor em suas casas, pois, na verdade a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos...(Lc 10:2). 

Em momento algum ouviram de Jesus que seria fácil, pelo contrário, seriam como ovelhas no meio de lobos, mas com um grande propósito: Encontrar casas receptivas a ouvir e receber a declaração “Paz seja com esta casa - se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz...(v. 5b, 6). A sequencia do texto diz que os discípulos deveriam permanecer ministrando por um tempo nessa casa. 
O resultado desse comissionamento foi maravilhoso, pois voltaram “cheios de alegria” por tudo o que viram o Senhor fazer.

Uma outra estratégia, baseada nos mesmos princípios, foi a da Igreja Jesus Vive de Brasília. 
Ali, em vez de Casas de paz, o nome da campanha foi "Minha Casa: Um lugar de benção!". O texto base que eles utilizaram foi II Samuel 6:11 – "E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, e o Senhor o abençoou e a toda sua família”. Semelhante a Ribeirão Preto, os irmãos iriam de dois em dois, representando a Arca e levando a presença do Senhor, para abençoar os lares. 

Outro exemplo bem sucedido foi o da igreja Edificando em Cristo, de São Paulo, uma das igrejas aliançadas à Comunidade Evangélica de Araçatuba. Ali, os pastores Fernando e Sônia, basearam a estratégia em Salmos 127:1 – "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". 
O nome que adotaram foi: Edificando minha casa. 

É possível afirmar que esta foi a maior campanha evangelística e com os melhores resultados já experimentados ali. Tinham como alvo 100 casas, mas, iniciaram a campanha com 150 casas e 600 pessoas que não conheciam a Jesus ouviam semanalmente a Palavra em suas próprias casas. O resultado final trouxe ainda maior alegria: 150 novos convertidos se integrando àquela igreja.. Uma colheita maravilhosa!

"CASAS DE PAZ" denomina então a estratégia implantada localmente pela Comunidade em consonância com a base bíblica que ampara, motiva e incentiva todos os esforços feitos (Lucas 10:5). A referência também presente no título e que remete ao que foi desenvolvido pela Comunidade Cristã de Ribeirão Preto, dá-se pela estreita amizade pessoal e ministerial cultivada entre os pastores de ambas as igrejas, havendo porém, especificidades em ambas as concepções e implantações, conforme o estilo, visão ministerial e diferentes necessidades locais de cada uma delas.

Clique aqui e baixe o estudo completo!
bottom of page